Vinagre para temperar, esterilizar, amaciar, neutralizar odor.

Mais que dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir o orçamento doméstico. A engenheira química Wilma Spinosa defende essa idéia.

Ela revela que na Europa o consumo por pessoa situa-se em 4 litros por ano e no Brasil em 0,6 litros por ano. Lá, o produto é utilizado na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes e como conservante na indústria de alimentos. “Eu mesma utilizo na limpeza diária e como amaciante de roupas; além de todas as aplicações, o vinagre é barato e diminui o custo da compra de produtos de limpeza.”

Fonte: Jornal da Unicamp

Conheça alguns mitos e verdades sobre o Vinagre de Maçã:

1) Tomar vinagre de maçã antes das refeições ajuda a não engordar?
MITO: Não há comprovação nenhuma do efeito “emagrecedor” do vinagre de maçã, enquanto não há comprovação, uma dieta saudável (que tal uma bela salada temperada com vinagre de maçã Toscano?) e atividade física é a melhor maneira de manter um peso saudável.

2) Vinagre de maçã tira manchas de roupas?
VERDADE (mas com Vinagre de àlcool): Algumas manchas difíceis podem ser retiradas com Vinagre diluído em água aplicado diretamente sobre a mancha antes da lavagem.

Seguem algumas manchas que podem ser retiradas com Vinagre de Álcool Toscano:

Suor
Para tecidos delicados: deixar de molho e meio dia em água fria adicionada de vinagre de Álcool Toscano.

Lama
Deixar secar, em seguida escovar (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passar no tecido um água com vinagre de àlcool Toscano – 2 colheres de sopa de vinagre de àlcool Toscano diluído em 1/4 de litro dágua.

Frutas e Legumes
As manchas de frutas e legumes se oxidam ao ar e sobretudo ao calor ( na secagem ou quando passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena se fixam nas fibras . Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado. Passar levemente um pano embebido de vinagre de Álcool Toscano.

Ervas
Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum.Se a mancha persistir: para o tecido de algodão branco ou de cor resistente, mergulhar a peça em água misturada com cândida, para outros tecidos utilizar álcool 90º ou vinagre de Álcool Toscano.

Café
Molhar imediatamente com água fria. Em seguida esfregar de leve com um pano embebido de vinagre de Álcool Toscano. Sobre o tecido branco utilizar água oxigenada 10 volumes.

3) Vinagre é anti-séptico?
VERDADE : Historicamente, as infecções do rosto, dos ouvidos e ao redor dos olhos eram tratadas com uma solução de vinagre e água. É um tratamento eficaz pois o vinagre é anti-séptico e antibiótico (ele contém bactérias úteis que são destruidoras de muitos microorganismos nocivos). Um dos motivos pelos quais o vinagre é tão salutar no tratamento das afecções da pele é que o seu PH é quase o mesmo que o de uma pele saudável. Sendo assim, uma aplicação de vinagre ajuda a regularizar o PH da superfície da pele. (segundo o site da ANAV)

4) Vinagre diminue a Coceira?
VERDADE: Para alívio de coceiras na pele, pode-se aplicar vinagre de Álcool Toscano com algodão. Se as coceiras forem perto dos olhos ou em locais sensíveis, dilua o vinagre na proporção de 4 volumes de água para 1 volume de vinagre. Para um tratamento corporal completo, coloque dois a três copos de vinagre de Álcool Toscano na água do banho.

5) Vinagre é bom para queimadura de sol?
VERDADE: Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã Toscano.

6) Vinagre de maçã cura anemia?
MITO: A Anemia é causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica. O Vinagre de maçã possui sim alguns elementos como ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. Mas em concentração insuficiente para tratar alguém que sofra desse mal.

7) Vinagre de Maçã cura artrite?
MITO: Não há comprovação cientifica de nenhum beneficio do vinagre contra a artrite.

8) Vinagre de Maçã mata piolhos?
MEIA VERDADE: Na verdade o vinagre não mata o piolho, ele amolece o “cimento” que une as lêndeas (larvas do piolho) ao fio de cabelo. Isso facilita a retirada da mesma com um pente fino. E não precisa ser vinagre de maçã, pode ser qualquer variedade.

9) Vinagre de Maçã Neutraliza cheiros ruins da cozinha?
VERDADE: Quando cozinhar coisas de cheiro forte, coloque uma panela com vinagre de Álcool Toscano, canela em pó e cravo, ao lado em que algo é cozido, funciona realmente.

10) Vinagre é um bom limpa vidros?
VERDADE: Retire o pó do vidro com um pano macio; Dissolva três colheres de sopa de vinagre de Álcool Toscano em um balde com água morna; Umedeça na mistura um pano macio e limpo que não solte felpas; Torça muito bem e passe no vidro; na hora de secar, passe outro pano que não solte felpas; Para finalizar, utilize jornal amassado para dar polimento.